quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Elisão Fiscal: A forma mais segura de se economizar tributo


Nota fria, inexistência de documento fiscal para acobertar determinada operação, omissão de informação em declaração de impostos de renda, dentre outras formas que algumas empresas buscam, são soluções nada seguras de reduzir a carga tributária. Porém, essa “ferramenta” não é vista com bons olhos perante o Fisco, isso porque, com o advento das “auditorias digitais” ficou mais fácil da Administração Tributária detectar a chamada sonegação fiscal.

A sonegação fiscal, também conhecida como Evasão Fiscal é uma prática ilícita com riscos certos de punição por se caracterizar como crime contra a ordem tributária (vide Lei nº 8.137/1991). Essa punição pode vir em forma de pecúnia (multas e cobrança do tributo não pago) ou até mesmo privação de liberdade.

Diante dessa breve explanação acerca de uma modalidade nada sadia de se economizar tributo, nada mais justo que evidenciar aos caros leitores que as leis brasileiras possibilitam a redução da carga tributária. Essa oportunidade, conhecida como elisão fiscal, por estar dentro dos parâmetros legais não acarreta dano ao contribuinte, estando ele, livre para escolher a melhor forma de economia tributária.

Assim como são inúmeras as leis tributárias que obrigam o sujeito passivo a cumprir com o pagamento do crédito tributário, também, são várias as formas de se elidir referido pagamento de um determinado imposto com o devido respaldo. Exemplo disso é a opção por um regime de tributação (Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional) que a depender da atividade exercida pela Pessoa Jurídica, pode diminuir o peso do Imposto de Renda e da Contribuição Social[1]. Pode-se citar, também, a alternativa pela industrialização por encomenda, haja vista que a depender da legislação estadual pode isentar, suspender ou diminuir o montante do ICMS. Outro exemplo é a escolha de se distribuir lucros aos sócios, pois, o pagamento do Pró-Labore a eles, é onerado de INSS, bem como Imposto Renda.

Enfim, foram citados somente alguns dos mais diversos tipos de se diminuir a incidência tributária. De todo modo, utilizar a Elisão Fiscal como instrumento de Planejamento Tributário se torna uma ótima ferramenta para desonerar o Contribuinte de um determinado tributo. Não obstante a isso, é de suma importância que o indivíduo intencionado a fazer esse tipo de planejamento procure um profissional especializado na área com o fito de auxiliar na melhor forma de economia, mesmo porque, é um tanto quanto trabalhoso fazer uma incursão sobre o emaranhado de leis existentes no Brasil.






[1] Por vezes pode chegar a 34% do lucro da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário